metropoles.com

RJ: bolsonarista sem diploma perde órgão de pesquisa, mas ganha cargo

Bolsonarista será indicado para outra instituição, após pressão de acadêmicos e instituições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
capa
1 de 1 capa - Foto: null

O secretário de Ciência e Tecnologia do governo do Rio de Janeiro, o bolsonarista Anderson Moraes, formalizou a substituição da presidência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) à Casa Civil. Sai o biofísico Jerson Lima Silva e entra Carolina Alves da Costa, que deixou a presidência da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec).

Porém, um parecer do compliance do próprio gabinete do governador Cláudio Castro, afirma que só pode assumir à presidência da Faperj quem tem doutorado, o que Carolina não possui. Antes do nome dela ser oficializado, o indicado para a vaga era Alexandre Valle Cardoso, um bolsonarista de Itaguaí, que sequer tem nível superior.

Sem citar nomes, o subsecretário Victor Rosa Travancas, que assina o parecer, afirma que a ausência do título de doutorado “compromete a sua aptidão (do presidente) para desempenhar as funções que exigem profundo conhecimento técnico e científico”. E disse também que “a falta dessa titulação pode ser interpretada como um indício de fragilidade na capacidade de conduzir projetos de pesquisa complexos, bem como de assegurar a integridade e a excelência nas iniciativas promovidas pelo Fundo”.

Anderson Moraes é homem de confiança da família Bolsonaro e foi indicado pelo PL para ser secretário. A pasta faz parte da cota do partido no governo Cláudio Castro.

Até esta quinta-feira, o cotado para assumir a Faperj era Alexandre Valle Cardoso. Mas pesou contra ele, além da ausência de um diploma de curso superior, a pressão da comunidade acadêmica e de instituições como a Firjan, que pediram nomes mais técnicos.

Cardoso, no entanto, não ficou sem cargo. Ele foi indicado para assumir a presidência da Faetec no lugar de Carolina Alves da Costa.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail

Siga a coluna em Twitter, Instagram, Threads e Bluesky

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?