Ricardo Salles perto de vitória na Justiça de São Paulo
Ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles é alvo de ação de improbidade administrativa na Justiça paulista
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-ministro do Meio Ambiente e deputado eleito Ricardo Salles está perto de obter uma vitória na Justiça de São Paulo. Salles é alvo de uma ação de improbidade administrativa por causa de uma nomeação que fez quando era secretário do Meio Ambiente de São Paulo, em 2016 e 2017.
O processo foi movido pelo Ministério Público paulista em 2020. Inicialmente, os procuradores queriam a perda de função pública de Salles. No mês passado, contudo, o órgão começou a negociar com o bolsonarista um acordo de não persecução civil. Se concluído, o acordo encerra o processo sem condenação e, em contrapartida, pode cobrar o ressarcimento dos danos aos cofres públicos.
Em 2016, quando chefiava o Meio Ambiente do governo paulista, na gestão Geraldo Alckmin, Salles nomeou um amigo como ouvidor. Roberto Pitaguari Germanos, que deveria investigar irregularidades de três servidores da secretaria, também advogada para esses funcionários em um inquérito contra Salles, em um conflito de interesses, segundo o MP.