metropoles.com

Relatório da OCDE cita desconto bilionário no acordo da J&F

Relatório do Grupo de Trabalho Antissuborno da OCDE aponta preocupação com recuo no combate à corrupção no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
Brasília(DF), 07/09/2017 - Joesley Batista - após prestar depoimento no PDG, o empresário deixa Brasília. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Brasília(DF), 07/09/2017 - Joesley Batista - após prestar depoimento no PDG, o empresário deixa Brasília. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

O relatório do Grupo de Trabalho sobre Suborno da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que aponta falhas no combate à corrupção no Brasil, dá destaque ao desconto bilionário no acordo de leniência da J&F proposto por um procurador do Ministério Público Federal (MPF).

O documento demonstra preocupação com a impunidade nos casos de corrupção transnacional e cita a anulação das provas do acordo da Odebrecht por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli.

No caso da J&F, o grupo de trabalho destaca que, “por suposto erro de cálculo”, a sanção foi reduzida de R$ 10,3 bilhões para R$ 3,5 bilhões, e que a decisão agora está seno questionada. “Representantes da sociedade civil (brasileira) demonstraram preocupação de que, com pagamentos a longo prazo, pode haver mais incerteza, se os acordos forem questionados ou modificados ao longo de sua execução.”

O desconto no acordo chegou a ser revogado pelo Conselho Institucional do Ministério Público Federal (MPF), mas foi revalidado por decisão do corregedor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque, aliado de Augusto Aras.

Leia aqui a íntegra do relatório da OCDE (em inglês).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?