metropoles.com

Relatório da CGU sobre emendas Pix pode abrir crise com Congresso

CGU apresentará destino das emendas Pix nas 178 prefeituras e nos 22 governos estaduais mais beneficiados nos últimos quatro anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
imagem colorida mostra Congresso Nacional - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra Congresso Nacional - Metrópoles - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

Técnicos da Controladoria-Geral da União (CGU) estão concluindo os últimos detalhes do relatório sobre o destino das emendas Pix nas 178 prefeituras e nos 22 governos estaduais mais beneficiados pela verba sem transparência nos últimos quatro anos. O trabalho, determinado pelo ministro do STF Flávio Dino, será finalizado neste mês, e tem potencial de abrir uma crise com o Congresso.

A auditoria vai dar detalhes inéditos das despesas bilionárias enviadas por parlamentares. Esse tipo de gasto, feito diretamente para os cofres do poder público, tem baixa transparência e não informa a justificativa para sua aplicação. Para os prefeitos de cidades beneficiadas, funcionou como uma máquina de reeleição.

6 imagens
1 de 6

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 6

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 6

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 6

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 6

Vinícius Schmidt/Metrópoles
6 de 6

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Além de ser usada de insumo para os Três Poderes chegarem a um acordo sobre a volta do pagamento de emendas parlamentares, a auditoria da CGU fornecerá material para as investigações da própria Controladoria, para apurar superfaturamentos.

O raio-x da aplicação das emendas nas 178 prefeituras e 22 governos estaduais também servirá de base para investigações da Polícia Federal, na seara criminal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?