metropoles.com

Relatora pede cassação de vereador por fala racista na Câmara de SP

“Fala é racista”, escreveu vereadora Elaine do Quilombo Periférico; “É coisa de preto”, disse Camilo Cristófaro em sessão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Bueno/Câmara Municipal de São Paulo
Camilo Cristófaro- Metrópoles
1 de 1 Camilo Cristófaro- Metrópoles - Foto: André Bueno/Câmara Municipal de São Paulo

A vereadora Elaine do Quilombo Periférico, do PSol, relatora do processo de cassação por falas racistas do vereador Camilo Cristófaro, do Avante, na Câmara Municipal de São Paulo, pediu nesta quinta-feira (19/5) a cassação ou a suspensão do mandato do colega. Em relatório, a única parlamentar negra na Corregedoria apontou que a fala do colega foi racista “de forma nítida”.

Agora, o processo será julgado coletivamente na Corregedoria, que definirá uma punição ao parlamentar. Depois, será encaminhado ao plenário, que dará a palavra final.

“Temos de forma nítida que a fala proferida pelo Vereador Camilo Cristófaro é uma fala racista. Atenta contra a igualdade e a dignidade da população negra, sendo uma fala de cunho racista que hierarquizou e suprimiu direitos fundamentais”, escreveu a vereadora Elaine do Quilombo Periférico.

No último dia 3, o vereador Camilo Cristófaro, então filiado ao PSB, usou uma expressão racista durante uma conversa privada na CPI dos Aplicativos. O áudio do microfone de Cristófaro vazou no início da sessão e foi transmitido pela rede de TV da Câmara dos Vereadores de São Paulo. “É coisa de preto”, afirmou.

Em reação, a Corregedoria da Câmara Municipal paulistana recebeu quatro representações pedindo a cassação de Cristófaro. A relatora concordou com essas solicitações e afirmou que o colega é “praticante de violência racial contínua” e citou uma denúncia de 2020 contra o parlamentar.

“O vereador Camilo Cristófaro reiterou a percepção socialmente racista que pessoas negras são necessariamente executoras de trabalhos manuais e que a ineficiência de sua execução está relacionada com a negritude”, prosseguiu a relatora. O parecer cita trechos de bell hooks, escritora americana referência no combate ao racismo que morreu em dezembro.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?