metropoles.com

Relator quer enfraquecer uso de IA no reconhecimento facial

O parecer final do projeto que regulamenta o uso da Interligência Artificial quer enfraquecer o uso do reconhecimento facial pela Segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Peter Cade/Getty
Imagem colorida de câmeras de reconhecimento facial
1 de 1 Imagem colorida de câmeras de reconhecimento facial - Foto: Peter Cade/Getty

O parecer final do senador Eduardo Gomes, do PL do Tocantins, relator do projeto de lei que busca a regulamentação do uso da inteligência artificial e que será votado na quinta-feira (4/7), irá enfraquecer o uso da ferramenta para o reconhecimento facial na segurança pública.

O parecer preliminar de Gomes tratava o uso da inteligência artificial para reconhecimento facial na segurança pública estipula que a polícia pode dispor de “grandes conjuntos de dados disponíveis em diferentes fontes de dados ou em diferentes formatos, no intuito de identificar padrões e perfis comportamentais” para estudar crimes cometidos por pessoas naturais. Essa abordagem, segundo Eduardo Gomes disse à coluna, era demasiadamente “severa”.

Segundo o senador, após conversas com o Ministério da Justiça, com o Judiciário e organizações da sociedade civil, o texto irá mudar, para abrandar o peso da ferramenta.

O relatório será entregue à Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial no Brasil na quinta-feira (4/7), mesmo dia em que será votado.

O advogado da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carlos Coninck Júnior, falou contra a medida na audiência pública feita pela comissão nessa terça-feira (2/7). O advogado relembrou ao relator do projeto que a ferramenta de reconhecimento facial tem tendências racistas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?