metropoles.com

Regulação do streaming causa nova disputa entre Globo e redes sociais

Globo tem feito pressão nos bastidores do Senado para impedir que YouTube e Tik Tok deixem de ser cobrados da taxa de Condecine

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Logo TV Globo
1 de 1 Logo TV Globo - Foto: Reprodução

O projeto de regulamentação dos serviços de streaming causou mais um embate entre a Globo e as plataformas de redes sociais no Congresso.

O YouTube e o Tik Tok estão articulando para derrubar um trecho do projeto que obrigará as plataformas a pagarem a taxa de Condecine, voltada para o desenvolvimento do cinema brasileiro.

O senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, apresentou uma emenda ao relator do projeto, Eduardo Gomes, do PL de Tocantins, para eximir os provedores do pagamento. A Globo, dona do serviço Globoplay, defende que todas as plataformas de video on demand devem ser tributadas.

O impasse adiou pela segunda vez a votação suplementar da proposta na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A análise do projeto estava prevista para esta terça-feira (5/12).

A Globo já esteve em lado oposto ao das plataformas digitais neste ano. O conglomerado de comunicação era a favor do PL das Fake News, enquanto empresas de redes sociais rechaçavam a proposta. Sem acordo, o projeto foi retirado de pauta no início de maio e não voltou mais às listas de prioridades dos parlamentares e do governo federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?