Regra do União Brasil pode atrapalhar irmão de Alcolumbre em Macapá
O União Brasil definiu que apenas candidatos “com viabilidade” podem disputar prefeituras; irmão de Alcolumbre tem 5% da intenção de votos
atualizado
Compartilhar notícia
Uma resolução do União Brasil, publicada em abril deste ano, pode inviabilizar a candidatura do irmão do senador Davi Alcolumbre na disputa pela prefeitura do Macapá em outubro. Josiel Alcolumbre irá disputar o pleito pelo União Brasil.
A resolução define que só serão candidatos os nomes que mostrarem viabilidade. Segundo a última pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada no último dia 23, Josiel Alcolumbre tem apenas 5% das intenções de votos contra o prefeito do Macapá, Doutor Furlan, do MDB, que tem 74,5%.
“Nas capitais dos estados da federação, somente poderá disputar a convenção do União Brasil no respectivo município o(a) pré-candidato(a) ao cargo de prefeito(a) filiado(a) ao União Brasil que apresentar viabilidade político-eleitoral mínima, a critério da Comissão Executiva Nacional”.
O critério de viabilidade dos candidatos, entretanto, pode beneficiar Josiel Alcolumbre, uma vez que seu irmão é um dos membros da comissão encarregada de avaliar a viabilidade da candidatura.
A resolução do União Brasil define que a comissão deve ser composta pelo presidente e vice-presidente do partido, o secretário e tesoureiro nacionais e pelos líderes do União Brasil na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.