Regina Duarte compartilha fake news sobre Lula no Instagram
Duarte publicou um pedaço, sem contexto, de uma fala de Lula no Flow Podcast
atualizado
Compartilhar notícia
A ex-secretária da Cultura de Jair Bolsonaro, Regina Duarte, compartilhou, nesta quinta-feira (20/10), um vídeo falso de Lula no Instagram. A rede social alertou aos seguidores da ex-ministra que o vídeo fora adulterado.
Duarte publicou um pedaço, sem contexto, de uma fala de Lula no Flow Podcast em que ele fala “tenho que mentir. É preciso mentir”. O recorte, contudo, omite o trecho imediatamente anterior, em que Lula se refere a Bolsonaro:
“Eu estava vendo um vídeo do Bozo esses dias, ele, naquele vídeo em que ele tá falando das meninas venezuelanas, ele fala textualmente: tenho que mentir, é preciso mentir! O político tem que mentir!”.
O Instagram colocou uma tarja de vídeo adulterado na postagem de Duarte e afirmou que “o áudio foi editado de uma forma que pode enganar as pessoas”, citando fact checkers como Uol e Aos Fatos.
Em abril de 2021, a ex-secretária de Jair Bolsonaro foi condenada por publicar fake news sobre Dona Marisa, ex-mulher de Lula falecida há três anos. Na postagem, Duarte disse que foram encontrados R$ 256 milhões em uma conta da ex-primeira-dama, quando o valor correto do registro bancários era de R$ 26.281,74.