metropoles.com

Reforma sobre renda terá gangorra entre núcleos político e técnico

A reforma tributária sobre a renda desponta como a principal bandeira do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para o próximo ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Foto colorida de Fernando Haddad, ministro da Fazenda - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Fernando Haddad, ministro da Fazenda - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A tramitação da reforma tributária sobre o consumo, cuja promulgação ocorre nesta quarta-feira (20/12), deixou lições para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Uma delas norteará a elaboração da reforma tributária sobre a renda e o patrimônio, considerada a prioridade de Haddad para 2024.

Está pacificado que a avaliação política terá peso significativo sobre a parte técnica na concepção da reforma. Haddad não definiu quais propostas enviará ao Legislativo, mas sabe que há resistências e que o texto avançará até onde o crivo do núcleo político do governo e a boa vontade do Congresso permitirem.

Os deputados aprovaram, em setembro de 2021, um substitutivo da reforma do Imposto de Renda que o então ministro da Economia, Paulo Guedes, havia levado ao Congresso. O texto está parado no Senado desde então. O presidente da Câmara, Arthur Lira, fez cobranças para os colegas da outra Casa analisarem o projeto, mas a reforma nunca foi uma prioridade e acabou nas gavetas da Comissão de Assuntos Econômicos.

A Fazenda terá 90 dias para apresentar a nova reforma sobre a renda ao Congresso. Além disso, Haddad precisará encaminhar à Câmara, em até 180 dias, os projetos de lei complementar que regulamentarão a unificação dos tributos sobre o consumo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?