metropoles.com

Receita não diz se vai abrir processo sobre joias e armas de Bolsonaro

Questionada pela coluna, a Receita Federal disse que não pode informar se vai ou não abrir processos na corregedoria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Joias na Receita Federal
1 de 1 Joias na Receita Federal - Foto: Reprodução

Questionada pela coluna, a Receita Federal não responde se irá abrir um processo interno para apurar a conduta dos servidores na importação de presentes para a família do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Houve três importações que passaram pela Receita: o fuzil e a pistola trazidos por Bolsonaro em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), em 2019, de uma viagem aos Emirados Árabes; a caixa de joias que seria para Michelle Bolsonaro e foi barrada na alfândega e, por último, uma segunda caixa para Jair Bolsonaro.

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) pediu que a Receita Federal e a Polícia Federal (PF) apurassem se os procedimentos internos foram corretos na importação dos presentes para Jair e Michelle Bolsonaro.

No acórdão do TCU, no entanto, a sugestão não foi acatada pelos ministros. Eles pediram que a Receita e a PF apenas fornecessem informações sobre os casos.

A coluna questionou se a Receita Federal irá abrir processos administrativos para apurar se a conduta de todos os auditores seguiu a lei e os procedimentos corretos da instituição, mas não obteve resposta.

No caso da importação de armas, o procedimento previsto em lei é que elas fiquem retidas na Receita Federal para que o Exército aprove a importação e libere os bens, o que a Receita também não confirma se aconteceu ou não.

Em paralelo, a Corregedoria do Ministério da Fazenda, que é hierarquicamente superior à da Receita, está preparando um processo sobre a atuação do ex-chefe da Receita, Júlio Cesar Vieira Gomes, envolvido no caso das joias.

Cabe à Receita, porém, apurar se houve irregularidade nas condutas de auditores ou analistas na importação dos presentes para Michelle e Jair Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?