metropoles.com

Raridade: Toffoli nega pedido de alvo da Lava Jato contra a operação

Toffoli rejeitou pedido de doleiro que buscava anulação de todos os atos da Lava Jato contra ele

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andressa Anholete/STF
Dias Toffoli
1 de 1 Dias Toffoli - Foto: Andressa Anholete/STF

Responsável pela série de decisões que beneficiou diversos alvos da Operação Lava Jato com anulações de provas e, em alguns casos, de todos os atos da operação, o ministro Dias Toffoli rejeitou na segunda-feira (14/10) o pedido de um doleiro investigado, preso e delator no escândalo de corrupção da Petrobras.

Em um caso sob segredo de Justiça, Adir Assad buscava a extensão da decisão de Toffoli que anulou todos os atos da Lava Jato contra o empreiteiro Marcelo Odebrecht. Para isso, como é praxe em pedidos do tipo, apresentou ao ministro mensagens trocadas por procuradores da Lava Jato no Telegram, acessadas e vazadas por um hacker e apreendidas pela Polícia Federal na Operação Spoofing.

A defesa de Assad alegou que os diálogos traduziam um conluio da força-tarefa da Lava Jato e do ex-juiz Sergio Moro contra ele, para mantê-lo preso e forçá-lo a fechar uma delação premiada.

Ao analisar o pedido, no entanto, Toffoli considerou que as mensagens apresentadas pelos advogados do doleiro não mostraram o tal conluio.

“Não há nos diálogos transcritos com ex-juiz qualquer referência a combinações e a estratagemas em relação ao requerente, residindo, pois, a causa da querela em situação extremamente subjetiva, estranha à do precedente invocado”, decidiu o ministro.

Essa não foi a primeira decisão de Dias Toffoli contrária a um pedido de Adir Assad. Em maio, o ministro negou suspender o pagamento da multa de R$ 50 milhões previsto no acordo de delação do doleiro. Na mesma decisão, Toffoli concedeu a Assad acesso ao acervo de mensagens apreendidas na Operação Spoofing.

 

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail

Siga a coluna em Twitter, Instagram, Threads e Bluesky

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?