metropoles.com

Ramagem levou 100 dias para devolver imóvel funcional após deixar Abin

Alexandre Ramagem foi flagrado pela PF com notebook e celular da Abin; Ramagem deixou a agência em março de 2022 para se candidatar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Abin O deputado Alexandre Ramagem
1 de 1 Abin O deputado Alexandre Ramagem - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O deputado Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), demorou cerca de 100 dias para devolver o apartamento funcional em Brasília ao governo federal depois que deixou a agência para se candidatar à Câmara em 2022. Atualmente, Ramagem é pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro pelo PL, partido de Jair Bolsonaro.

Ramagem foi exonerado da Abin em 30 de março de 2022 para concorrer a uma vaga de deputado federal, como manda a legislação eleitoral. A partir daquele momento, ele deixou de fazer parte do Poder Executivo e deveria ter devolvido o imóvel funcional, que é destinado aos cargos mais altos do governo federal.

Segundo a Casa Civil, o apartamento da Secretaria de Administração da Presidência que Ramagem ocupava em Brasília foi devolvido em 6 de julho de 2022, 98 dias depois que ele deixou a Abin. O ministério disse que o processo seguiu o padrão e não apontou irregularidades, ressalvando que o caso foi conduzido pelo governo Bolsonaro. “O processo, neste caso, foi realizado pela coordenação da época e sob responsabilidade da gestão anterior.”

Em janeiro deste ano, já como deputado federal, Ramagem foi alvo de operação da Polícia Federal (PF) por supostamente ter liderado sistema de espionagem ilegal quando dirigia a Abin. O homem de confiança da família Bolsonaro foi flagrado pela PF com um notebook e um celular da agência. Desde então, a Abin abriu auditoria ampla nos aparelhos eletrônicos e nas normas de segurança do órgão.

Procurado, Ramagem afirmou que tinha até 31 de julho de 2022, quatro meses de prazo, para devolver o apartamento. “Conforme definição da administração, houve indicação de prazo até o dia de 31/7/2022 para a devolução do imóvel. Portanto, houve a devolução do imóvel com um mês de antecedência, no dia 31/6/2022, com todas as taxas e os encargos quitados. Procedimentos e e-mails da Secretaria Especial de Administração comprovam o declarado”, disse. E completou em seguida: “Diversos casos análogos de devolução de imóvel, no âmbito de administrações distintas da Presidência, demonstram entrega em período bastante superior ao aqui assinalado”.

FirstMile

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?