Quem vai relatar o projeto de Dino que veta acampamentos em quartéis
Atual ministro do STF, ex-senador Flávio Dino apresentou projeto para proibir acampamentos em quartéis; em 2022, Exército foi conivente
atualizado
Compartilhar notícia
O projeto do ex-senador e atual ministro do STF Flávio Dino para proibir acampamentos em quartéis vai ser relatado por Humberto Costa, do PT de Pernambuco, a quem caberá apresentar um parecer na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
O posicionamento de Humberto Costa ganha mais peso porque a proposta de Dino tem caráter terminativo, ou seja, pode ser aprovada sem ir a plenário. Além de Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, o texto será analisado pelos senadores na Comissão de Defesa da Democracia, criada após o 8 de janeiro.
Apresentado por Dino no Senado no curto intervalo que teve entre a chefia do Ministério da Justiça e uma cadeira no Supremo, o projeto de lei prevê a criação de regras de segurança específicas em zonas militares para reprimir crimes contra o Estado de Direito.
Em 2022, no fim do governo Bolsonaro, o Exército foi conivente com acampamentos em frente a quartéis em diversas capitais, inclusive Brasília. Foi de lá que saiu boa parte da multidão que invadiu e vandalizou as sedes dos Três Poderes.