metropoles.com

Quem está atuando para acabar com o racha no PCC

Racha no PCC pode atrapalhar interesses da facção em realizar uma “revolução” no sistema penitenciário brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
meia-folha-pcc
1 de 1 meia-folha-pcc - Foto: Reprodução

Advogados e familiares dos chefes do Primeiro Comando da Capital vêm atuando para tentar acabar com o racha na maior facção do Brasil, para não atrapalhar o movimento iniciado nos presídios para reivindicar melhores condições aos detentos.

Recentemente, o PCC e o Comando Vermelho estabeleceram uma trégua, segundo pessoas ligadas às duas facções disseram à coluna, para dar início a esse movimento por melhores condições.

Advogados e familiares de integrantes do PCC vêm ressaltando, principalmente com as lideranças da facção, os chamados sintonias, que um racha interno colocaria em risco a trégua com o Comando Vermelho e a “revolução” dentro do sistema prisional, como eles chamam essa reivindicação por melhores condições.

O racha no PCC começou após o chefe da facção, o traficante Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, referir-se ao traficante Roberto Soriano, o Tiriça, como “psicopata”. A fala de Marcola foi gravada pelo policial penal com quem ele falava e usada no julgamento de Tiriça sobre o assassinato de uma psicóloga do sistema prisional.

Tiriça, Abel Pacheco de Andrade, o Vida Loka, e Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho, romperam com Marcola por considerarem que ele “delatou” o correligionário. O Primeiro Comando da Capital, então, expulsou os três da facção e os condenou à morte. O trio, entretanto, tem o apoio de uma parte da organização criminosa que considera que Marcola de fato delatou um integrante do PCC para o sistema penitenciário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?