Quatro bolsonaristas raiz disputam a liderança da Oposição na Câmara
A dois dias da posse, subiu para quatro o número de deputados na disputa pela liderança da Oposição
atualizado
Compartilhar notícia
Quatro bolsonaristas raiz do PL disputam a liderança da Oposição na Câmara dos Deputados: Bibo Nunes (RS), Carla Zambelli (SP), Luiz Phillipe de Orleans e Bragança (SP) e Carlos Jordy (RJ). Nunes entrou na disputa nesta segunda-feira (30/1), a dois dias da posse.
Dentro do partido, muitos deputados são contra os nomes de Jordy e Zambelli por considerarem os dois excessivamente extremistas (existem gradações no extremismo, na avaliação bolsonarista).
Há também, no PL, uma mágoa com Zambelli pelo episódio da perseguição a mão armada de um homem negro um dia antes do segundo turno da eleição. Não pela vítima, mas porque credenciam a ela uma perda de votos significativa para Bolsonaro.
Sobre Jordy, alguns deputados consideram que o parlamentar “não fez nada” durante seu primeiro mandato na Câmara e que, com a liderança, apenas tenta se manter em destaque apenas com discursos extremistas.
Luiz Phillipe de Orleans e Bragança, chamado de “Príncipe”, era o favorito na disputa até a entrada de Bibo Nunes, quem alguns deputados consideram ser “mais político”. É certo, contudo, que os deputados favoritos entrem em um acordo de composição.