Quando deve ser a audiência do caso de doping de Gabigol
Gabigol foi suspenso por doping e joga após conseguir uma liminar em corte internacional
atualizado
Compartilhar notícia
O recurso de Gabigol contra a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) só deve ser julgado no ano que vem. Ou seja, quando o jogador não for mais atleta do Flamengo — o contrato dele termina em dezembro e, até o momento, não há definição sobre renovação.
A Corte Arbitral do Esporte (CAS, sigla em inglês) divulgou a sua lista de audiência até o dia 19 de dezembro, e nela não consta o nome de Gabigol. Existe possibilidade de o caso ser pautado ainda neste ano, mas ela é muito remota.
A praxe é que os árbitros do CAS procurem as partes envolvidas com até um mês de antecedência. Assim, elas podem se preparar para estarem presentes, já que a audiência acontece na Suíça, sede da Corte.
O atleta do Flamengo foi suspenso por doping em março deste ano pelo TJD-AD, mas conseguiu a decisão no CAS, no fim de abril, que o libera para atuar até que o processo seja julgado em definitivo, o que ainda não tem data para acontecer.
O julgamento será feito por três árbitros. Um deles indicado pelo CAS, outro pelo atleta e o terceiro pela União, que é a responsável pelo processo no Brasil que suspendeu o jogador.
Gabigol foi denunciado ao TJD-AD em dezembro do ano passado por ter dificultado que oficiais da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) fizessem testes de rotina nele. Ele foi suspenso por dois anos, a contar da data do fato, que aconteceu em abril de 2023.
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail