metropoles.com

Qual será a estratégia de Lula hoje em reunião com comandantes militares

Lula vai morder e assoprar no encontro que ele e o ministro da Defesa, José Múcio, terão com os três comandantes militares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Lula se reúne com governadores no Palácio do Planalto após atos terroristas promovidos por bolsonaristas. Ele fala em microfone e gesticula com bandeira do Brasil atrás - Metrópoles
1 de 1 Lula se reúne com governadores no Palácio do Planalto após atos terroristas promovidos por bolsonaristas. Ele fala em microfone e gesticula com bandeira do Brasil atrás - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Lula vai morder e assoprar no encontro que ele e o ministro da Defesa, José Múcio, terão com os três comandantes militares, o general Júlio Cesar Arruda, do Exército; o almirante Marcos Sampaio Olsen, da Marinha, e o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, da Aeronáutica. Ou melhor: assoprar e morder.

A estratégia planejada pelo ex-presidente, segundo auxiliares próximos, foi adiantada pelo próprio ao responder nesta quarta-feira (18/1) à jornalista Natuza Nery.

Lula pretende que a primeira parte da reunião seja sobre um tema que os militares adoram: mais verbas para cada comando, com a indicação de projetos estratégicos de cada força, e sobre como a indústria de defesa nacional deve evoluir para atender as necessidades das três.

Depois, o assunto mais pesado e verdadeira razão por o presidente convocar os comandantes pela segunda vez com 20 dias de governo: a politização dos quartéis. Lula não gostou da postura dos militares, em especial do general Arruda, comandante do Exército, no dia 8 de janeiro.

No domingo dos ataques terroristas, Arruda enfrentou o ministro da Justiça e proibiu a prisão dos golpistas que acampavam em frente ao quartel-general do Exército. Para o caldo não entornar, acordou-se que as prisões seriam feitas no dia seguinte de manhã. Lula considerou o episódio inadmissível. E deixará claro hoje aos militares que episódios como esses, caso se repitam, serão punidos como a insubordinação que são.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?