metropoles.com

Qual é o medo da Fazenda na reforma tributária

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, demonstra interesse em votar a reforma tributária no primeiro semestre

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em reunião com o presidente Lula e lideranças políticas no Planalto. Ele gesticula enquanto fala diante de microfone - Metrópoles
1 de 1 O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em reunião com o presidente Lula e lideranças políticas no Planalto. Ele gesticula enquanto fala diante de microfone - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

A possibilidade de parlamentares da base do governo aproveitarem a votação da reforma tributária para enviar recados a Lula preocupa o Ministério da Fazenda.

O governo ainda não formou base sólida na Câmara dos Deputados e no Senado. O temor na Fazenda é que os parlamentares aproveitem a tramitação da reforma tributária para expressar insatisfações com a articulação política de Lula.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, planeja votar a reforma no primeiro semestre. Se Lira cumprir o prazo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, poderá votar o texto entre setembro e outubro.

A Fazenda trabalha com a mesma previsão. Deputados que tratam do assunto afirmaram aos técnicos do ministério que o relator da proposta, Aguinaldo Ribeiro, do PP da Paraíba, só enviará o texto para votação quando tiver certeza de que ele será aprovado no plenário.

Também há quem diga que a reforma tributária está imune às pressões do Congresso sobre o governo federal por tratar-se de um projeto que Lira quer deixar como legado no campo econômico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?