Quais órgãos federais têm mais indígenas em seus quadros
Levantamento revela quais setores do governo federal mais empregam indígenas
atualizado
Compartilhar notícia
Um levantamento inédito feito pelo Instituto República.Org revelou quais órgãos do governo federal têm mais indígenas em seus quadros. O estudo é proporcional, levou em consideração a quantidade de pessoas que se declaram indígena e o número total de funcionários.
De acordo com o levantamento, quem tem mais indígenas em seu quadro é o Ministério de Povos Indígenas, com 38,2%. Em seguida, vem a Funai com 30,6%.
Em terceiro no ranking ficou o Ibama, com 5,9%. O órgão seguinte é o Ministério das Mulheres, que tem três pessoas que se consideram indígenas dentre 115 funcionários, o que representa 2,6%. O órgão que fecha o top-5 é o Instituto Federal do Amazonas, com 2,3%.
Segundo a República.Org, a quantidade de indígenas na administração pública federal deve aumentar a curto prazo, já que em cinco de maio acontecerá o Concurso Nacional Unificado.
“Isso pode significar um aumento do número de indígenas no serviço público já no curto prazo. Para quem mora longe de grandes cidades, como é o caso de muitos indígenas, o concurso unificado irá facilitar bastante. Afinal, os candidatos poderão fazer deslocamentos mais curtos para prestar o concurso”, disse a gerente de dados e comunicação da República.Org, Vanessa Campagnac.