PT faz ofensiva na Câmara por reestatização de ativos da Petrobras
Projeto propõe recuperação do monopólio público das atividades relacionadas ao Petróleo
atualizado
Compartilhar notícia
O PT iniciou ofensiva na Câmara para propor a reestatização de refinarias, gasodutos e a distribuidora da Petrobras. Na terça-feira (15/3), o deputado Jorge Solla, do PT da Bahia, recolheu 44 assinaturas de apoio ao novo projeto. São necessários 171 chancelas para que o texto comece a tramitar na Casa.
A proposta de emenda à Constituição recupera o monopólio público das atividades relacionadas ao petróleo, como o refino e a exploração. Solla atacou o mega-aumento de até 24,9% no preço de combustíveis, anunciado pela estatal na semana passada. “Os preços exorbitantes para o consumidor têm gerado inflação galopante, corroendo o poder de compra dos salários e lucros recordes para os acionistas da empresa”, escreveu o parlamentar.
A iniciativa de reestatizar ativos da estatal, que contou com a atuação da Federação Única dos Petroleiros (FUP), encontra respaldo na cúpula do PT. No mês passado, a sigla declarou que avaliará a recompra de ativos da Petrobras e também da Eletrobras em um eventual governo Lula.