PT avalia retomar programas federais de agricultura familiar
Coordenador de Meio Ambiente do PT quer retomar dois programas para incentivar a agricultura familiar
atualizado
Compartilhar notícia
O coordenador de Meio Ambiente do PT, deputado Nilto Tatto, defende que um eventual governo Lula retome os programas de incentivo à agricultura familiar. Estão na lista o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
De acordo com o deputado federal por São Paulo, os dois programas foram enfraquecidos após a saída do PT da Presidência, em 2016. A retomada dessas medidas, avalia Tatto, permitirá a geração de emprego e renda sem comprometer o meio ambiente, em comparação ao investimento na indústria agropecuária.
“Que emprego vamos gerar? No centro do debate está o emprego que incorpore a preocupação ambiental”, resumiu.
De acordo com Tatto, Lula “já incorporou muita coisa” aos seus discursos sobre o meio ambiente. Ele aponta como exemplo o discurso do ex-presidente em novembro ao Parlamento Europeu em que mencionou diversas vezes a questão ambiental.
O plano de governo de Lula para a campanha deste ano será construído a partir das sugestões recebidas dos grupos da Fundação Perseu Abramo, fundação partidária do PT. A decisão final será da campanha do ex-presidente.