PSol cobra Marina Silva sobre atualização de metas do Acordo de Paris
Deputada Talíria Petrone, do PSol do Rio de Janeiro, cobrou informações sobre os próximos passos da pasta para mitigar mudanças climáticas
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério do Meio Ambiente, chefiado por Marina Silva, foi questionado sobre quais atualizações serão feitas na meta de mitigação climática para cumprir os termos estabelecidos no Acordo de Paris. O requerimento foi apresentado pela deputada Talíria Petrone, do PSol do Rio de Janeiro.
A parlamentar reconheceu que o governo Lula corrigiu as distorções metodológicas registradas durante o governo Bolsonaro, mas afirmou que o Brasil precisa anunciar novas metas de mitigação climática antes da COP30, prevista para ocorrer em 2025, em Belém.
Petrone inquiriu o Ministério do Meio Ambiente sobre quais serão os próximos passos da pasta para contemplar “um real incremento de ambição climática para o período até 2035”. O Acordo de Paris, assinado em 2015, estabelece que o aumento da temperatura média global não pode superar 1,5ºC.
A deputada do PSol também pediu para a pasta do Meio Ambiente informar como serão feitas as consultas à sociedade civil para estabelecer as novas metas climáticas do país, a fim de dar transparência ao processo decisório.
O requerimento foi protocolado em meio à onda de calor vivenciada pelo Brasil nos últimos dias. O PSol e a Rede Sustentabilidade, o partido de Marina Silva, estão federados até 2026.
(Atualização às 17h41 do dia 21 de novembro de 2023 – Após a publicação da nota, o Ministério do Meio Ambiente comunicou à coluna que o requerimento da deputada Talíria Petrone será respondido no prazo. A pasta também afirmou que o governo corrigiu a meta climática do país em 14 de setembro, retomando o compromisso assumido pelo Brasil no Acordo de Paris. “O Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM) foi reformulado pelo presidente Lula e aprovou, entre outras medidas, resolução para atualizar o Plano Clima, que determinará a nova NDC do país, segundo cronograma da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (UNFCCC)”, declarou o ministério.)
(Atualização às 22h32 do dia 21 de novembro de 2023 – Por meio de sua assessoria de imprensa, a deputada Talíria Petrone enviou a seguinte nota: “O requerimento de informações apresentado recentemente pela deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) não constitui uma cobrança ao Ministério do Meio Ambiente. É uma solicitação de informações feita a pedido de organizações da sociedade civil que constituem o Grupo de Trabalho de Clima da Frente Parlamentar Ambientalista, com o objetivo de propor, de maneira amistosa, o compartilhamento de dados relevantes, relacionados a um processo de extrema importância no âmbito socioambiental para o Brasil. Lembrando que a solicitação de informações é um procedimento de praxe nas relações entre Legislativo e Executivo, em todas as esferas.)