metropoles.com

PSDB passou o dia sem conseguir simular votação em app das prévias

Desenvolvedores estavam desde manhã na sede do PSDB para tentar rodar um robô que simularia a votação das prévias, mas o teste não deu certo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
João Doria e Eduardo Leite
1 de 1 João Doria e Eduardo Leite - Foto: Divulgação

O PSDB falhou na tentativa de simular uma votação para testar a inviolabilidade do app que será usado pelo partido nas prévias que acontecerão neste domingo (21/11).

Técnicos da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), responsável por conceber o app, estavam desde manhã na sede do partido tentando rodar um robô que simularia a votação. A consultoria Kryptus, contratada pelo PSDB, e técnicos a serviço das campanhas dos candidatos tentariam invadir a plataforma durante a simulação.

Nada pôde ser feito porque a simulação não aconteceu. As tentativas ocorreram de manhã, no meio da tarde e no fim da tarde. Quando já era noite, todos decidiram que tentariam novamente a partir das 9h desta sexta-feira (19/11).

A sede do PSDB foi transformada em um bunker para que os testes fossem feitos. A Faurgs foi alocada na sala usada pelo departamento jurídico, enquanto a área da presidência ficou com a Kryptus. As candidaturas de Arthur Virgílio, Eduardo Leite e João Doria também ocupavam salas separadas. Não havia comunicação entre os setores durante a tentativa de simular o pleito.

Tucanos que participam da organização das prévias dizem que a simulação no aplicativo deveria ter sido feita há dois meses. Existe um consenso no partido de que a decisão de liberar o uso da plataforma para estas prévias foi de cunho político, e não técnico.

O app passa pelo escrutínio das campanhas de Eduardo Leite e de João Doria desde que a Kryptus apontou falhas de segurança no dispositivo.

(Atualização às 11h48 do dia 19 de novembro de 2021 – O presidente do PSDB, Bruno Araújo, entrou em contato com a coluna e disse que a simulação estava marcada desde o princípio para esta sexta-feira (19/11). A coluna mantém a informação que a Faurgs, a Kryptus e os representantes dos três candidatos ficaram reunidos durante toda a quinta-feira (18/11) para fazer os testes, mas chegaram ao entendimento de que ajustes técnicos precisavam ser feitos no app antes de rodar a simulação, que foi agendada para esta sexta-feira.)

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?