PSDB passou o dia sem conseguir simular votação em app das prévias
Desenvolvedores estavam desde manhã na sede do PSDB para tentar rodar um robô que simularia a votação das prévias, mas o teste não deu certo
atualizado
Compartilhar notícia
O PSDB falhou na tentativa de simular uma votação para testar a inviolabilidade do app que será usado pelo partido nas prévias que acontecerão neste domingo (21/11).
Técnicos da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), responsável por conceber o app, estavam desde manhã na sede do partido tentando rodar um robô que simularia a votação. A consultoria Kryptus, contratada pelo PSDB, e técnicos a serviço das campanhas dos candidatos tentariam invadir a plataforma durante a simulação.
Nada pôde ser feito porque a simulação não aconteceu. As tentativas ocorreram de manhã, no meio da tarde e no fim da tarde. Quando já era noite, todos decidiram que tentariam novamente a partir das 9h desta sexta-feira (19/11).
A sede do PSDB foi transformada em um bunker para que os testes fossem feitos. A Faurgs foi alocada na sala usada pelo departamento jurídico, enquanto a área da presidência ficou com a Kryptus. As candidaturas de Arthur Virgílio, Eduardo Leite e João Doria também ocupavam salas separadas. Não havia comunicação entre os setores durante a tentativa de simular o pleito.
Tucanos que participam da organização das prévias dizem que a simulação no aplicativo deveria ter sido feita há dois meses. Existe um consenso no partido de que a decisão de liberar o uso da plataforma para estas prévias foi de cunho político, e não técnico.
O app passa pelo escrutínio das campanhas de Eduardo Leite e de João Doria desde que a Kryptus apontou falhas de segurança no dispositivo.
(Atualização às 11h48 do dia 19 de novembro de 2021 – O presidente do PSDB, Bruno Araújo, entrou em contato com a coluna e disse que a simulação estava marcada desde o princípio para esta sexta-feira (19/11). A coluna mantém a informação que a Faurgs, a Kryptus e os representantes dos três candidatos ficaram reunidos durante toda a quinta-feira (18/11) para fazer os testes, mas chegaram ao entendimento de que ajustes técnicos precisavam ser feitos no app antes de rodar a simulação, que foi agendada para esta sexta-feira.)