PSDB não consegue calcular quantos prefeitos lhe restam em São Paulo
O PSDB enfrenta uma debandada de prefeitos desde a vitória de Tarcísio de Freitas, mas não sabe quantos permanecem filiados ao partido em SP
atualizado
Compartilhar notícia
O PSDB não sabe quantos prefeitos permanecem filiados ao partido em São Paulo. Oficialmente, os tucanos calculam que 194 prefeitos continuam na sigla, mas o número está longe de representar a realidade.
O partido contava com 238 prefeitos em dezembro de 2022. O naufrágio do PSDB, consumado com a eleição de Tarcísio de Freitas, levou a maioria dos prefeitos tucanos a anunciar a saída do partido.
A dificuldade para chegar ao número exato se deve à lentidão das outras siglas para cumprir os trâmites burocráticos, como a validação das fichas de filiação na Justiça Eleitoral. Com isso, ex-tucanos permanecem com cadastro ativo junto ao partido.
Quem acompanha a reestruturação do PSDB aposta que restarão de 60 a 70 prefeitos na eleição de 2024. Acredita-se que só 30 tucanos conseguirão se eleger nos pleitos municipais de São Paulo.
O PSDB e o Cidadania disputarão eleições como uma federação até 2026. As siglas formaram, nesta semana, uma comissão para mapear a situação das cidades com mais de 80 mil eleitores em São Paulo, a fim de definir quais candidatos serão lançados no estado. O trabalho terá duração de 15 dias.