metropoles.com

PSDB não consegue calcular quantos prefeitos lhe restam em São Paulo

O PSDB enfrenta uma debandada de prefeitos desde a vitória de Tarcísio de Freitas, mas não sabe quantos permanecem filiados ao partido em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Logo do PSDB
1 de 1 Logo do PSDB - Foto: Reprodução

O PSDB não sabe quantos prefeitos permanecem filiados ao partido em São Paulo. Oficialmente, os tucanos calculam que 194 prefeitos continuam na sigla, mas o número está longe de representar a realidade.

O partido contava com 238 prefeitos em dezembro de 2022. O naufrágio do PSDB, consumado com a eleição de Tarcísio de Freitas, levou a maioria dos prefeitos tucanos a anunciar a saída do partido.

A dificuldade para chegar ao número exato se deve à lentidão das outras siglas para cumprir os trâmites burocráticos, como a validação das fichas de filiação na Justiça Eleitoral. Com isso, ex-tucanos permanecem com cadastro ativo junto ao partido.

Quem acompanha a reestruturação do PSDB aposta que restarão de 60 a 70 prefeitos na eleição de 2024. Acredita-se que só 30 tucanos conseguirão se eleger nos pleitos municipais de São Paulo.

O PSDB e o Cidadania disputarão eleições como uma federação até 2026. As siglas formaram, nesta semana, uma comissão para mapear a situação das cidades com mais de 80 mil eleitores em São Paulo, a fim de definir quais candidatos serão lançados no estado. O trabalho terá duração de 15 dias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?