Proposta de recriar Ministério da Cultura será rejeitada
Relator da MP que recria Ministério do Trabalho, deputado José Nelto apresentará relatório nesta segunda-feira (8/11)
atualizado
Compartilhar notícia
O relator da medida provisória que recria o Ministério do Trabalho, deputado José Nelto, do Podemos de Goiás, não colocará em seu relatório uma sugestão para recriar também o Ministério da Cultura. Nelto apresentará o relatório nesta segunda-feira (8/11).
A medida provisória foi enviada ao Congresso por Jair Bolsonaro em 28 de julho, com o objetivo de acomodar Onyx Lorenzoni no Ministério do Trabalho. Até então, a pasta estava fundida ao Ministério da Economia, sob a batuta de Paulo Guedes.
A primeira emenda apresentada à proposta foi do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, sugerindo recriar também o Ministério da Cultura, extinto na posse de Bolsonaro. Hoje, a Secretaria de Cultura é subordinada ao Ministério do Turismo. Com essa emenda, a oposição buscava impor mais uma derrota ao Planalto.
Em seu relatório, José Nelto rejeitará essa emenda. “Não tem cabimento”, disse o deputado. A partir da noite desta segunda-feira (8/11), quando o relatório estará pronto, a medida provisória poderá ser votada no plenário. Câmara e Senado precisam referendar a medida provisória até o fim do mês para que vire lei em definitivo.