metropoles.com

Proposta contra privatização de praias será analisada pelo Senado

A proposta do senador Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, contra a PEC das Praias será analisada pela CCJ nesta quarta-feira (17/7)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Pessoal
Ilha do Campeche, em Florianópolis
1 de 1 Ilha do Campeche, em Florianópolis - Foto: Arquivo Pessoal

A proposta do senador Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, contra a PEC das Praias será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal nesta quarta-feira (17/7). O projeto de lei teve como relator o senador Flávio Bolsonaro, que deu um parecer favorável à proposta, como contou a coluna.

Amin propôs a criminalização de qualquer restrição de acesso a praias. A proposta prevê uma pena de seis meses a dois anos, e a aplicação de multa, para quem “impedir ou dificultar, por qualquer meio, o acesso livre e franco à praia ou ao mar”.

O projeto também classifica como crime a ocupação indevida e sem autorização, ainda que de forma temporária, em praias e seus acessos, e a urbanização em terreno próximo ao mar que possa dificultar ou inviabilizar o acesso ao local.

Assim como é relator da PEC das Praias, Flávio foi escolhido para relatar o projeto de Amin, que é contrário a algumas interpretações possíveis da PEC.

A PEC das Praias propõe a possibilidade de privatização de áreas da União no litoral brasileiro. Em 2023, Flávio apresentou um parecer favorável à medida, mas o projeto está parado desde maio deste ano na Comissão de Constituição de Justiça do Senado Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?