metropoles.com

Promotores do MP mineiro pedem investigação do procurador-geral

Grupo no MP-MG, entre eles Antônio Sérgio Tonet, ex-procurador-geral de Justiça, pede investigação do atual chefe à corregedoria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
DrJarbas04 NOTICIA
1 de 1 DrJarbas04 NOTICIA - Foto: Divulgação

Um grupo de promotores pediu a investigação de Jarbas Soares Júnior, procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, cargo de chefia do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), à corregedoria interna do órgão.

O jornalista Allan de Abreu revelou, na semana passada, que o empresário Lucas Prado Kallas deu uma carona em seu jatinho para Jarbas Soares Júnior e sua esposa de Miami até Belo Horizonte (MG) no ano passado.

Kallas, segundo a reportagem, responde a cinco ações penais, acusado de fraude em licitações, corrupção ativa e tráfico de influência.

O grupo, que inclui Antônio Sérgio Tonet, ex-procurador-geral de Justiça, afirma no pedido à corregedoria que a situação “não se adequa aos princípios éticos e morais e nem mesmo às disposições legais e regulamentares”, porque configura vantagem econômica para o chefe da instituição.

O pedido aponta ainda que o Grupo Cedro, liderado por Kallas, firmou acordo com o MP por desmatamento ilegal em área de mineração, assim como a Extrativa Mineral S.A, também do conglomerado de Kallas, fez pelo dano ambiental de um empreendimento.

A última empresa, inclusive, é dona do jatinho que deu carona ao promotor.

“É imperioso esclarecer os detalhes da referida viagem internacional, a carona no avião de propriedade do empresário Lucas Kallas, a licitude do recebimento desse benefício pelo Procurador-Geral de Justiça, além da natureza dos acordos firmados com o Grupo Cedro, os atuais envolvidos e os órgãos de execução responsáveis pela condução dos ajustes”, escrevem os promotores.

Os integrantes do MP pedem que seja instaurado um procedimento administrativo, investigando a viagem e a circunstâncias em que os acordos com as empresas ligadas a Kalla foram firmados.

Assinam o pedido Edson Ribeiro Baeta, Antônio Sérgio Tonet, Antonio de Padova Marchi Junior, Heleno Rosa Portes, João Medeiros Silva Neto, Carlos Henrique Torres de Souza, Gilvan Alves Franco e Katia Suzane Lima Mendes Araújo.

O Ministério Público de Minas Gerais foi procurado, mas não respondeu. O espaço está aberto para manifestações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?