metropoles.com

Projeto educacional para despoluir rios chega a mais dois estados

Projeto Esse Rio é Meu abrange todas as escolas públicas da rede municipal carioca e cuida de 267 rios e córregos

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Esse Rio É Meu
Esse Rio É Meu
1 de 1 Esse Rio É Meu - Foto: Divulgação/Esse Rio É Meu

O projeto Esse Rio é Meu, que mobiliza alunos de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro para a preservação de rios, chegará a Pernambuco e Paraná no próximo ano. A iniciativa atende 640 mil alunos na cidade e cuida de 267 rios e córregos.

Hoje, o Esse Rio é Meu abrange todas as 1.568 escolas da rede municipal carioca. Em 2025, a iniciativa chegará a Olinda (PE) e Paulista (PE), além de municípios paranaenses no entorno do Rio Miringuava, que deságua no Rio Iguaçu.

A ação educacional começou depois que a ONG Planetapontocom analisou dados que mostravam um alto número de analfabetos funcionais cursando o ensino médio. Esses estudantes conseguem identificar letras de modo rudimentar, mas não são capazes de interpretar textos. A estratégia da entidade foi combater o déficit de aprendizagem ainda na educação infantil.

“Entendemos que havia dificuldade na obtenção da atenção do aluno, que era disputada com as mídias digitais. Fizemos uma pesquisa para saber o que instigava os alunos e a maioria respondeu que era o meio ambiente, sobretudo as questões relacionadas à água”, afirmou Silvana Gontijo, presidente da Planetapontocom.

O primeiro foco foi o Rio Carioca, na cidade do Rio de Janeiro, que nasce na Floresta da Tijuca, passa pela Zona Sul e deságua na Praia do Flamengo. Com 27 escolas municipais próximas ao caminho das águas, o programa durou dois anos e gerou diagnósticos ambientais, mapeamento histórico e o envolvimento da comunidade escolar, que limpou as margens do rio.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?