metropoles.com

Projeto de Mourão que anistia golpistas depende da relatora da CPMI

Hamilton Mourão tenta anistiar golpistas condenados pelo 8 de janeiro; Eliziane Gama preside primeira comissão que analisará texto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Eliziane Gama
1 de 1 Eliziane Gama - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O projeto de lei do senador Hamilton Mourão que tenta anistiar golpistas condenados pelo 8 de janeiro agora está nas mãos da senadora Eliziane Gama, relatora da CPMI do 8 de Janeiro e que conseguiu pedir o indiciamento de Jair Bolsonaro e mais 60 pessoas. Gama é a presidente da primeira comissão que analisará a proposta.

Gama está à frente da Comissão de Defesa da Democracia. Ela escolherá que parlamentar apresentará um relatório sobre o texto, o que pode ser crucial para que o projeto siga tramitando no Senado. Por enquanto, Gama abriu o prazo de uma semana para que os senadores apresentem emendas ao texto.

Depois dessa fase, Gama se reunirá com aliados para decidir sua estratégia em relação ao projeto do ex-vice de Bolsonaro. É muito provável que o texto só passe pelo colegiado no próximo ano. Quando isso acontecer, o texto ainda precisa ser apreciado por pelo menos duas outras comissões antes de ir a plenário.

Mourão apresentou o projeto de lei um dia depois que Gama conseguiu aprovar seu relatório da CPMI do 8 de Janeiro. O general propôs anistiar os condenados pelos crimes de golpe de Estado ou abolição violenta do Estado Democrático. “A maioria estava ali somente para protestar”, alegou Mourão, referindo-se ao dia em que as sedes dos três Poderes foram invadidas e depredadas. Bolsonaristas insatisfeitos com o resultado da eleição foram detidos pela Polícia Militar com machados, canivetes, facões, porretes e rojões, entre outras armas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?