Proibição do reconhecimento facial une 50 parlamentares em 15 estados
Parlamentares dos legislativos municipal e estadual apresentarão projetos de lei para banir o reconhecimento facial em espaços públicos
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de 50 parlamentares dos legislativos municipal e estadual apresentarão projetos de lei para proibir as práticas de reconhecimento facial em espaços públicos. A iniciativa terá início a partir desta terça-feira (21/6).
O movimento acontece nos seguintes estados: Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Sergipe, Pará, Amapá, Alagoas e Mato Grosso. O Distrito Federal também fará parte da iniciativa.
A articulação suprapartidária foi batizada com a hashtag #SaiDaMinhaCara e tem o apoio de organizações civis, como a Coding Rights, a MediaLab/UFRJ, a Rede Lavits, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) e o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania — (CESeC).
Entre as motivações da iniciativa, estão as preocupações com a vigilância em massa e as falhas apresentadas pela tecnologia na identificação de rostos de pessoas negras, principalmente mulheres e pessoas trans.