metropoles.com

Procuradores de direita fundam associação para rivalizar com ANPR

Augusto Aras recebeu ofício para autorizar a criação de associação idealizada por procuradores identificados com a direita

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Augusto Aras, procurador-geral da República
1 de 1 Augusto Aras, procurador-geral da República - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Procuradores identificados com a direita enviaram ofício ao Procurador-Geral da República, Augusto Aras, pedindo autorização para criar associação que rivalizará com a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Aras recebeu o documento no último dia 23.

Os procuradores pretendem fundar a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (AMPF), uma entidade que, segundo eles, garantirá “incondicional observância à liberdade de expressão, opinião, ideologia, crença e religião”.

A AMPF aguarda o cadastro de pessoa jurídica na Receita Federal e precisa ser cadastrada por Aras no Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) e no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Na ata de fundação da AMPF, os procuradores citam que a criação da associação ocorreu no dia 13 de maio, aniversário da Lei Áurea, promulgada pela Princesa Isabel. Ressaltam, no entanto, que prevalecerá o entendimento para os integrantes não exercerem atividades político-partidárias.

A diretora-presidente da AMPF será a procuradora Zélia Luiza Pierdona, com Alexandre Schneider na vice. Ambos são identificados com a direita e assinaram um manifesto parabenizando Jair Bolsonaro pela indicação de Sergio Moro ao Ministério da Justiça, após a eleição de 2018.

Outro procurador que apoia a criação da AMPF é Anderson Vagner Góis dos Santos. Ele foi flagrado numa rede interna do MPF dizendo que mulheres deveriam ser obrigadas a manter relações sexuais no casamento e que o feminismo era um transtorno mental.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?