Presidente do Republicanos nega ministério: “Seremos independentes”
Presidente do Republicanos, Marcos Pereira disse que o partido não assumirá nenhum ministério e será independente até o fim do governo Lula
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, disse que a sigla não pediu nenhum ministério a Lula e não negociará a entrada na base governista.
“É uma loucura dizer que o Republicanos quer um ministério. Nada mudou em relação à posição do partido. Seguiremos independentes até 31 de dezembro de 2026, o último dia do governo Lula”, afirmou Pereira à coluna.
O presidente do Republicanos declarou que eventuais negociações com o governo serão feitas na cota pessoal de cada parlamentar. O partido tem 41 deputados e quatro senadores.
“Eu já tinha dito que não impediria os deputados de fazerem indicações ao governo, mas isso será na conta deles, e não na do partido”, disse.
Pereira também frisou que só encontrou com Alexandre Padilha, o ministro que lidera a articulação política do governo Lula, em ocasiões pontuais, como jantares de confraternização entre parlamentares.
O governo cogita trocar o comando de ministérios para melhorar a relação com a Câmara. A aprovação da medida provisória (MP) da Esplanada dos Ministérios foi a “última chance” que Arthur Lira deu para o governo organizar a base na Casa.