metropoles.com

Presidente do PSB não esconde decepção com resultados na eleição

Carlos Siqueira, o presidente do PSB, ficou abalado com o desempenho do partido na eleição para a Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Carlos Siqueira discursa em evento de filiação não apenas de Geraldo Alckmin mas de outras personalidades ao PSB - Metrópoles
1 de 1 Carlos Siqueira discursa em evento de filiação não apenas de Geraldo Alckmin mas de outras personalidades ao PSB - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, não tem disfarçado a decepção com os resultados colhidos pelo partido na eleição para a Câmara dos Deputados. Interlocutores dizem que ele ficou abalado com o encolhimento da sigla.

O PSB fez 32 deputados em 2018, mas a bancada ficou com 23 parlamentares após a janela partidária, encerrada no dia 4 de abril deste ano. No último pleito, a sigla emplacou 14 nomes na Câmara.

As reclamações são diversas nos grupos de WhatsApp do partido. Há quem atribua o resultado à decisão do PSB de não entrar na federação com o PT. Outros afirmam que faltou empenho na composição das chapas, o que impediu nomes que tiveram boa votação de entrarem na Câmara pelo quociente eleitoral, como ocorreu com Rodrigo Rollemberg no Distrito Federal.

Uma ala do partido também lamenta a adesão irrestrita à campanha de Lula no primeiro turno. Esses pessebistas avaliam que políticos com histórico antipetista ficaram em situação delicada diante do eleitorado. Em São Paulo, onde o PSB tem maior proximidade com o PSDB, a votação na sigla só serviu para eleger dois deputados — a meta era conquistar pelo menos quatro cadeiras no estado.

Siqueira foi aconselhado a esperar o término do segundo turno para convocar uma reunião da Executiva Nacional, que definirá os rumos do partido. Os dirigentes pessebistas não querem lavar roupa suja enquanto Lula concorre à Presidência. Geraldo Alckmin, o vice do petista, está filiado ao PSB.

Como Siqueira optou por maior discrição, o senador eleito Flávio Dino assumiu a tarefa de representar o PSB nas reuniões dos presidentes de partidos que integram a coligação de Lula.

Siqueira não retornou os contatos da coluna.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?