Presidente do conselho de administração da Vale doa dinheiro ao PT
Daniel Stieler, presidente do conselho da Vale, fez repasse de valor ao partido em março, segundo prestação de contas ao TSE
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio ao processo de sucessão no comando da Vale, sob fortíssimo interesse do governo, o presidente do conselho de administração da mineradora deu uma demonstração de proximidade – ou melhor, generosidade – com o PT.
Daniel André Stieler, presidente do conselho desde abril de 2023, fez uma doação pessoal de R$ 20 mil ao partido, conforme prestação de contas do PT ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O repasse de Stieler aos cofres petistas foi feito em 19 de março, por meio de uma transferência eletrônica.
Além de presidente do conselho de administração, colegiado composto por 13 conselheiros, que definirá o novo CEO da Vale até o fim de 2024, Daniel Stieler é coordenador do comitê de Indicação e Governança da mineradora e membro do comitê de Alocação de Capital e Projetos da companhia.
Stieler foi presidente do fundo de pensão do Banco do Brasil, a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), de junho de 2021 a fevereiro de 2023 – ou seja, foi eleito e cumpriu a maior parte de seu mandato sob o governo Jair Bolsonaro. Como mostrou a coluna em março, Stieler se declarou à Vale “pessoa politicamente exposta”.
Assim como Daniel Stieler, outro que aparece na lista de doadores do PT é Henrique Jäger, presidente da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), fundo de pensão da Petrobras. Jäger também doou R$ 20 mil ao partido.