Presidente de Confederação Israelita vai a jantar de Lula em SP
O presidente da Conib, Claudio Lottemberg, participou do jantar oferecido pelo grupo Prerrogativas ao ex-presidente
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottemberg, participou do jantar oferecido pelo grupo Prerrogativas ao ex-presidente Lula, neste domingo (19/12), em São Paulo. Além de dirigir a Conib, Lottemberg é presidente do conselho do hospital Albert Einstein e presidiu a United Health.
Lottemberg comanda uma das maiores entidades judaicas do Brasil e chegou a ser pré-candidato do partido Novo à prefeitura de São Paulo, em 2020. Desde então, deixou o partido.
O médico passou pela mesa de Lula para cumprimentar o ex-presidente, mas se sentou em outra mesa atrás da ocupada por Lula. Sua participação tem um significado político importante para a comunidade judaica, diante da divisão entre apoiadores e críticos a Jair Bolsonaro desde 2018. Uma parte significativa da comunidade faz oposição a Bolsonaro desde então e não o apoiou no pleito presidencial.
Foi em um clube judaico, o Hebraica, no Rio de Janeiro, que Bolsonaro fez um discurso criticando quilombolas ao dizer que os remanescentes de quilombos não serviam para nada. Enquanto ele discursava, grupos judaicos protestavam do lado de fora por o grupo ter dado espaço a ele.
Embora use frequentemente a imagem de Israel e se diga um defensor dos judeus, o governo Bolsonaro foi recheado de atos que desagradaram à comunidade. Entre eles estão o discurso de Roberto Alvim, ex-secretário de Cultura, que fez referência a um pronunciamento do ministro da Propaganda do Terceiro Reich, Joseph Goebbels.
Outro caso que desagradou foi o encontro de Bolsonaro com a neta de um ministro de Hitler, a deputada neonazista alemã Beatrix Von Storch.