metropoles.com

Presidente da CPI diz querer convocar Braga Netto, mas aponta falta de votos

Braga Netto coordenou Casa Civil no combate à pandemia e até ditava o que outros ministros diriam à imprensa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
WhatsApp General Braga Netto é ouvido na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles 2021-08-17 at 11.06.29 (1)
1 de 1 WhatsApp General Braga Netto é ouvido na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles 2021-08-17 at 11.06.29 (1) - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Omar Aziz, presidente da CPI da Pandemia, defendeu à coluna nesta quinta-feira (16/9) a convocação do general Walter Braga Netto, ministro da Defesa e ex-ministro da Casa Civil, mas afirmou que a comissão não tem os votos necessários para aprovar a medida. Braga Netto coordenou os ministérios no combate à pandemia e até ditava o que outros ministros diriam à imprensa.

“Por mim, a comissão ouvia o Braga Netto. Mas o pessoal não quer aprovar. O ministro era o coordenador de tudo isso. Há muito poucas chances de que ele seja convocado. Nesse caso, a CPI vai deixar de explicar algumas coisas”, afirmou Aziz. O presidente do colegiado fez coro ao relator, Renan Calheiros, que horas antes também pediu que o general dê explicações aos senadores.

No início da pandemia, no primeiro semestre de 2020, Braga Netto era o ministro da Casa Civil e tinha papel central na gestão do Poder Executivo contra o vírus. À frente do comitê de crise do governo federal contra a pandemia, o militar comandava as entrevistas coletivas à imprensa e ditava até o que os ministros falariam aos repórteres.

Em março daquele ano, Braga Netto fez uma intervenção para que Sergio Moro, ministro da Justiça, e Paulo Guedes, ministro da Economia, não respondessem o que pensavam do isolamento social.

Há outro ponto que a CPI poderia esclarecer se ouvisse o hoje ministro da Defesa: ele é suspeito de ter sido o responsável por uma reunião, no Planalto, em que o governo tentou mudar a bula da cloroquina, medicamento ineficaz contra a Covid.

Dois senadores já apresentaram requerimentos de convocação para Braga Netto: Humberto Costa, do PT de Pernambuco, e Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?