metropoles.com

Presidente da Aprosoja critica sanções da Otan à Rússia

“Verdadeiros criminosos são os países da Otan”, diz Antonio Galvan, alegando dificuldade na importação de insumos agrícolas da Rússia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Galvan/Aprosoja
Antonio Galvan, presidente da Aprosoja
1 de 1 Antonio Galvan, presidente da Aprosoja - Foto: Antonio Galvan/Aprosoja

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Antonio Galvan, atacou nesta quarta-feira (9/3) os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pela imposição de restrições à economia russa. Segundo Galvan, a medida dificulta o acesso do Brasil a fertilizantes e outros insumos agrícolas. A associação que Galvan comanda reúne os produtores de soja dos 16 estados que mais produzem o grão no Brasil.

“Os verdadeiros criminosos são os países da Otan”, afirmou Galvan, questionado sobre os efeitos no setor agrícola da guerra entre Rússia e Ucrânia. A Rússia, que invadiu a Ucrânia no fim do mês passado, é a principal fornecedora de fertilizantes para o Brasil. A Otan, liderada pelos Estados Unidos, tenta demover os russos aplicando sanções econômicas.

De acordo com Galvan, não há problemas no curto prazo com fertilizantes, pois há estoques e também nitrogênio no solo para uma próxima safra. Mesmo assim, ele criticou as retaliações aplicadas pelos países da Otan à Rússia.

“O resto do mundo vai padecer com isso. É uma palhaçada de quem está trancando”, avaliou. Para ele, a Organização das Nações Unidas deveria estabelecer que insumos diretamente ligados à produção de alimentos, como fertilizantes, não deveriam ser alvo de boicotes.

No ano passado, Antonio Galvan foi alvo do STF, suspeito de fazer ataques à democracia e ter financiado atos golpistas no 7 de Setembro. Em depoimento em agosto à PF, Galvan buscou se distanciar das ameaças radicais do ex-deputado Sérgio Reis e do caminhoneiro Zé Trovão, atualmente preso.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?