Presidente da Apex tentou explicar a Tereza Cristina discurso na China
O presidente da Apex, Jorge Viana, virou alvo da bancada ruralista após associar o agronegócio ao desmatamento durante discurso na China
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, tentou marcar uma reunião com a senadora Tereza Cristina, do PP do Mato Grosso do Sul, para explicar o discurso em que associou o agronegócio ao aumento do desmatamento.
Viana foi criticado por Tereza Cristina e virou alvo da bancada ruralista após as declarações feitas a empresários chineses, em Pequim, no fim de março. Na ocasião, a ex-ministra da Agricultura do governo Bolsonaro declarou que o discurso de Viana era uma insensatez. “Querem derrubar de uma só vez a imagem do país, o saldo comercial e o PIB?”, escreveu ela, em post no Twitter.
O presidente da Apex marcou uma reunião com Tereza Cristina e enviou para o gabinete da senadora uma cópia com a íntegra do discurso lido na China. O encontro não ocorreu porque a ex-ministra teve outro compromisso e precisou desmarcar a agenda.
Filiado ao PT, Viana está com dificuldades para obter apoio entre as lideranças do agro no Congresso. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) fez chegar ao governo que a insatisfação da bancada com o presidente da Apex é geral.