metropoles.com

Prefeitura de Recife tem oito mil instrumentos musicais parados

Oito mil instrumentos e aparelhos musicais sem uso foram comprados em 2020; MP abriu inquérito e Tribunal de Contas apontou ilegalidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Sociedade Artística Brasileira
Trompetes
1 de 1 Trompetes - Foto: Divulgação/Sociedade Artística Brasileira

Cerca de 8 mil instrumentos e aparelhos musicais comprados pela Prefeitura de Recife há três anos estão sem uso. A compra milionária, feita nos últimos dias da administração de Geraldo Júnio, antecessor e aliado do atual prefeito, João Campos, é investigada pelo Ministério Público de Pernambuco e foi considerada ilegal pelo Tribunal de Contas do estado.

O contrato foi assinado em dezembro de 2020. Ao todo, a Prefeitura desembolsou R$ 10,7 milhões por 14 mil instrumentos e aparelhos musicais. A empresa Brink Mobil vendeu sete mil instrumentos, como trompas, trombones e trompetes, e sete mil estantes de partitura.

Dos 14 mil instrumentos e aparelhos comprados há três anos, 7,9 mil, cerca de 56%, estão sem uso. São 4,6 mil guardados em um galpão da Secretaria de Educação, e outros 3,3 mil sem qualquer uso em 18 escolas municipais. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

Um inquérito do Ministério Público estadual apura essa contratação. Em outra frente, em 2021 uma auditoria do Tribunal de Contas de Pernambuco apontou que o negócio foi “comprovadamente ilegal”. Entre as ilegalidades citadas pelo órgão, com risco de prejuízos aos cofres públicos, estão: quantidade de instrumentos acima do necessário; preços superiores; compra sem justificativa; e processo sigiloso.

Procurada, a Prefeitura do Recife disse que a contratação foi legal e buscou “ampliar a utilização da música enquanto ferramenta de inclusão nas escolas”. O órgão disse ter a “expectativa” de formar 50 bandas de música até o fim deste ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?