metropoles.com

Prefeito que tenta 3º mandato no STF chefia cidade mais violenta do RJ

Itaguaí (RJ) é a cidade com a maior taxa de mortes violentas do Rio de Janeiro; prefeito tenta terceiro mandato

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida do Rubem Vieira, prefeito de Itaguaí Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do Rubem Vieira, prefeito de Itaguaí Metrópoles - Foto: Reprodução

O prefeito de Itaguaí (RJ), Rubem Vieira, que tenta aval do STF para se candidatar a um terceiro mandato, alcançou na sua gestão a marca de cidade com a maior taxa de mortes violentas do estado neste ano. Os dados são do Atlas da Violência, publicado em junho pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O pedido de Vieira ao STF será julgado pelo ministro Nunes Marques. Em julho de 2020, Vieira assumiu a Prefeitura de Itaguaí por ser presidente da Câmara Municipal. Na ocasião, o prefeito e o vice haviam sofrido impeachment. Em outubro daquele ano, Vieira se elegeu prefeito e entrou no segundo mandato. Agora, tenta se candidatar neste ano.

Neste ano, Itaguaí registrou uma taxa de 59,9 mortes violentas por 100 mil habitantes, a mais alta do Rio de Janeiro e a 13º maior do país. O Atlas da Violência não trouxe grandes mudanças. Em 2023, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública já registrava Itaguaí como a cidade mais violenta do estado, com uma média de 61,6 mortes violentas por 100 mil habitantes.

(Atualização: a assessoria de imprensa de Rubem Vieira enviou nota em que diz que o prefeito “não tentará o terceiro mandato, já que foi obrigado, por lei, a assumir após a cassação do prefeito”. “Tanto é isso, que a candidatura já foi aceita no TRE-RJ”, diz a nota. A assessoria diz ainda que “segurança pública é atribuição do estado”.)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?