Prefeito que tenta 3º mandato no STF chefia cidade mais violenta do RJ
Itaguaí (RJ) é a cidade com a maior taxa de mortes violentas do Rio de Janeiro; prefeito tenta terceiro mandato
atualizado
Compartilhar notícia
O prefeito de Itaguaí (RJ), Rubem Vieira, que tenta aval do STF para se candidatar a um terceiro mandato, alcançou na sua gestão a marca de cidade com a maior taxa de mortes violentas do estado neste ano. Os dados são do Atlas da Violência, publicado em junho pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O pedido de Vieira ao STF será julgado pelo ministro Nunes Marques. Em julho de 2020, Vieira assumiu a Prefeitura de Itaguaí por ser presidente da Câmara Municipal. Na ocasião, o prefeito e o vice haviam sofrido impeachment. Em outubro daquele ano, Vieira se elegeu prefeito e entrou no segundo mandato. Agora, tenta se candidatar neste ano.
Neste ano, Itaguaí registrou uma taxa de 59,9 mortes violentas por 100 mil habitantes, a mais alta do Rio de Janeiro e a 13º maior do país. O Atlas da Violência não trouxe grandes mudanças. Em 2023, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública já registrava Itaguaí como a cidade mais violenta do estado, com uma média de 61,6 mortes violentas por 100 mil habitantes.
(Atualização: a assessoria de imprensa de Rubem Vieira enviou nota em que diz que o prefeito “não tentará o terceiro mandato, já que foi obrigado, por lei, a assumir após a cassação do prefeito”. “Tanto é isso, que a candidatura já foi aceita no TRE-RJ”, diz a nota. A assessoria diz ainda que “segurança pública é atribuição do estado”.)