metropoles.com

Porta giratória às avessas no governo do Rio de Janeiro

Vem chamando a atenção de deputados estaduais do Rio de Janeiro o fenômeno da Porta giratória às avessas no governo do Rio de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
agenersa
1 de 1 agenersa - Foto: Reprodução

Vem chamando a atenção de deputados estaduais do Rio de Janeiro a proximidade de autoridades encarregadas de regular o setor de saneamento no estado com as empresas por eles fiscalizadas. Um dos casos que causou perplexidade é o da secretária-executiva de Assuntos Regulatórios da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa), Daniela Gaio.

Segundo o LinkedIn da secretária, ela saiu no fim de 2022 do cargo de advogada da empresa Iguá Saneamento para a Casa Civil do estado. Foi assessora na Subsecretaria de Concessões e Parcerias, fazendo a gestão de contratos de concessão, e depois tornou-se se superintendente dos contratos de concessão.

Ocupou o cargo por quase dois anos e, em abril de 2024, assumiu a secretaria-executiva da Agenersa. A agência é a responsável por regular a atuação da Iguá. A empresa atua na região de Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na capital, e nos municípios de Paty do Alferes e Miguel Pereira, no Centro-Sul do estado.

Deputados têm brincado que é o fenômeno da “porta giratória às avessas”. No serviço público, a “porta giratória” ocorre quando os ocupantes de cargos de confiança saem do governo para assumir postos em organizações privadas que atuam no mesmo setor, o que coloca em risco uma série de informações sensíveis da administração pública. No caso em questão, foi o contrário. Gaio saiu da empresa para atuar na regulação do antigo empregador.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail

Siga a coluna em Twitter, Instagram, Threads e Bluesky

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?