Por que o governo avalia retomar o horário de verão
Governo decide sobre o retorno do horário de verão nesta terça-feira durante reunião do Ministério de Minas e Energia
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério de Minas e Energia realiza nessa terça-feira (15/10) uma reunião onde baterá o martelo sobre a volta ou não do horário de verão. A possibilidade vem sendo cogitada pelo governo há semanas e se tornou um dos assuntos de maior interesse na internet.
De acordo com o governo federal, a razão que pode fazer com que o horário de verão retorne é a seca que vem atingindo o país. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), que é ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, essa é a pior estiagem da história do Brasil.
Uma das hipóteses levantadas para a discussão é que com a entrada do verão, o calor faz com que o consumo de energia seja maior. Além disso, há o argumento que no início das noites as produções de energias eólica e solar caem, o que sobrecarrega as hidroelétricas.
Em contraponto a esses argumentos há as razões que levaram o horário de verão ser cancelado, em 2019. Ele estava em vigor no país desde 1931.
Segundo estudo à época, os novos hábitos tecnológicos estavam levando ao consumo de energia, fazendo o efeito contrário ao esperado. Para além, o governo Bolsonaro sustentou que o horário de verão não estava mais causando impacto positivo na economia, como outrora.
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail