Por que Lula terá dificuldades para conseguir o apoio de José Serra
Lula tenta se aproximar dos tucanos da velha guarda, mas cúpula do PSDB já dá como certa uma candidatura de José Serra para a Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Lula está trabalhando para criar laços com a velha guarda do PSDB, mas terá dificuldades para obter o apoio do senador licenciado José Serra já no primeiro turno da eleição presidencial.
A direção do PSDB dá como certa uma candidatura de Serra à Câmara dos Deputados. Ele se licenciou do mandato para tratar o Parkinson e não tentará a reeleição. A vaga ao Senado na chapa em São Paulo deverá ser oferecida ao apresentador José Luiz Datena.
O PSDB entende que Serra tem um voto de opinião consistente em São Paulo e poderá ser um puxador de votos para ampliar a bancada do partido. Há uma preocupação no tucanato em relação à eleição dos deputados federais.
Além de ter um eleitorado fiel em São Paulo, Serra poderá fazer uma campanha essencialmente virtual se decidir concorrer à Câmara, sem se expor aos riscos ainda oferecidos pela pandemia de Covid-19.
Na semana passada, Lula se reuniu com o ex-ministro Aloysio Nunes, na quinta-feira (20/1), para conversar sobre a eleição deste ano. Petistas afirmam que Lula está interessado na capacidade de articulação de Aloysio para ajudá-lo a reconstruir pontes no PSDB.