metropoles.com

Por que Lula resiste a escolher o candidato de Gilmar Mendes à PGR

Paulo Gonet foi indicado a Lula pelo decano do STF, Gilmar Mendes, para assumir o cargo de procurador-geral da República (PGR)

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Especial Metrópoles
Gilmar Mendes visita o STF após destruição causada por bolsonaristas durante invasão em ato antidemocrático 3
1 de 1 Gilmar Mendes visita o STF após destruição causada por bolsonaristas durante invasão em ato antidemocrático 3 - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

Ministros de Lula que têm acompanhado de perto o processo de escolha novo procurador-geral da República dizem que, dos candidatos com que o presidente conversou para o cargo, foi o indicado pelo ministro Gilmar Mendes, Paulo Gonet, de quem Lula mais gostou. Mas, ainda assim, o presidente não está seguro em prosseguir com a nomeação de Gonet. E o principal motivo é exatamente o excesso de proximidade com Gilmar Mendes.

Lula acha que a premissa de que Gonet será um braço estendido de Gilmar na PGR, mesmo que isso não vá se concretizar, seria ruim para seu desempenho no cargo.

“A cada parecer do Gonet, diriam que foi para atender ao Gilmar ou para provar que é independente dele”, explicou um ministro do palácio.

Lula esteve também com o ex-PGR Augusto Aras e o subprocurador Antônio Carlos Bigonha, nome defendido por uma ala dita progressista do Ministério Público Federal (MPF).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?