Por que FHC mantinha Pedro Malan ministro, segundo Bresser-Pereira
Em entrevista para sua nova biografia, o economista revelou uma conversa com FHC durante seu primeiro mandato
atualizado
Compartilhar notícia
O economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, ministro da Administração Federal e Reforma do Estado do governo Fernando Henrique Cardoso, revelou em entrevista para sua biografia, a ser lançada em breve pelo jornalista João Villaverde e pelo economista José Marcio Rego, uma conversa em que FHC fez um comentário no mínimo desabonador sobre Pedro Malan, ministro da Fazendo nos oito anos de seu mandato.
“Quando chegou o final do primeiro ano de governo, em 1995, eu perguntei para o Fernando por que ele mantinha o Malan. Sua resposta: ‘porque o Pedro fala bem inglês e é respeitado em Washington’. No final de 1996 fiz a mesma pergunta e o Fernando Henrique respondeu a mesma coisa. Em 1998, em meio à crise financeira, perguntei novamente. E a resposta foi mais completa: ‘Porque o Pedro fala bem inglês, é respeitado em Washington e faz tudo que eu quero”, contou Bresser-Pereira aos autores.
Malan foi um dos responsáveis pela criação e implementação do Plano Real e é tido como uma das principais estrelas da equipe econômica tucana.
A biografia será lançada mês que vem pela editora 34.