metropoles.com

Por que a colaboração entre Moraes e a CPMI do 8/1 é improvável

Nem Alexandre de Moraes nem os parlamentares governistas querem que os bolsonaristas tenham acesso aos inquéritos que estão no STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
imagens Moraes colorida de Alexandre de Moraes - Metrópoles
1 de 1 imagens Moraes colorida de Alexandre de Moraes - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

É improvável que Alexandre de Moraes libere para a CPMI do 8 de Janeiro informações sigilosas dos inquéritos que correm contra bolsonaristas no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ninguém sabe o verdadeiro escopo dos investigados no inquérito das milícias digitais. Como todos os titulares e suplentes têm acesso aos documentos enviados à CPMI, informações compartilhadas por Moraes cairiam no colo de lideranças bolsonaristas, como Eduardo e Flávio.

Governistas deverão atuar para barrar requerimentos que pedem para o STF enviar as apurações sigilosas. Diversos bolsonaristas já pediram acesso aos inquéritos, entre eles a senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, e o deputado Delegado Ramagem, do PL do Rio de Janeiro.

Em março, a CPI do 8 de Janeiro da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) foi recebida no gabinete de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral. A reunião corria bem e Moraes havia sinalizado que compartilharia investigações para contribuir com a CPI.

O clima azedou quando a deputada bolsonarista Paula Belmonte tentou defender o acampamento golpista em frente ao QG do Exército. Moraes retrucou e a reunião mudou de tom. Deputados avaliam que o ministro teve receio de compartilhar dados sigilosos com parlamentares bolsonaristas, e sentiu que a CPI não tinha um planejamento claro para lidar com isso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?