metropoles.com

População de São Sebastião acusa ONG de sumir com doações para vítimas

O Instituto Verdescola, fundado por Maria Antonia Civita, diz que está finalizando a prestação de contas das ações feitas em São Sebastião

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Protesto de moradores de São Sebastião contra ONGs que receberam doações para ajudar as vítimas das chuvas
1 de 1 Protesto de moradores de São Sebastião contra ONGs que receberam doações para ajudar as vítimas das chuvas - Foto: Divulgação

A população de São Sebastião tem feito protestos para cobrar transparência nas doações que o Instituto Verdescola recebeu para amparar as pessoas atingidas pelas chuvas na cidade. A ONG, fundada por Maria Antonia Civita, afirmou que está finalizando a prestação de contas.

Lideranças locais dizem que as primeiras doações de mantimentos e dinheiro foram encaminhadas à Verdescola porque a ONG tem um histórico de atuação na cidade litorânea.

A Prefeitura de São Sebastião informou que a Procuradoria do Município notificou a Verdescola para prestar contas das doações. Diversos repasses foram feitos em espécie à ONG.

Em nota, a Prefeitura declarou que atuará para “identificar iniciativas de arrecadação de fundos para desalojados e desabrigados que mereçam atenção” e que “não haverá tolerância para qualquer indício de desvio de finalidade e/ou estelionato”.

“Se constatadas irregularidades, os envolvidos serão denunciados ao Ministério Público (MP). Uma vez comprovada a fraude, os responsáveis podem responder também na esfera criminal”, afirmou a Prefeitura.

À coluna, a Verdescola disse que está “finalizando a prestação de contas”. A ONG informou que “atuou em caráter emergencial para atender a população vítima da tragédia de São Sebastião”.

“Realizamos uma força-tarefa para organizar todo o ambiente para a retomada das aulas. Também fornecemos um período de descanso para os nossos colaboradores, que trabalharam exaustivamente e de forma voluntária por mais de duas semanas”, declarou a Verdescola.

O instituto disse que as atividades normais foram retomadas na segunda-feira (13/3) e que atuará com “idoneidade e transparência” na “prestação de contas de todas as doações realizadas para o auxílio às vítimas da tragédia”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?