Polícia do RJ mata uma pessoa negra a cada 9h, mostra levantamento
O Rio de Janeiro, aponta o levantamento, foi também o estado com maior registro de chacinas
atualizado
Compartilhar notícia
As Polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro mataram uma pessoa negra a cada nove horas em 2021, segundo um levantamento da Rede de Observatórios de Segurança. O documento, divulgado nesta quinta-feira (17/11), mostra que o estado teve 1.061 mortes, o maior número absoluto do Brasil.
O levantamento “Pele alvo” mostra também que ao menos cinco pessoas negras foram mortas pela polícia todos os dias em 2021. No Brasil, foram 3.290 mortes em ações policiais. Dessas, 2.154 (65,47%) eram pessoas negras. O levantamento seguiu o critério do IBGE que considera pessoas negras a soma de pardos e pretos.
O estado com o maior número percentual de morte de pessoas negras foi a Bahia, com 603 mortes. Cerca de 76,3% da população da Bahia é negra, segundo o IBGE.
O Rio de Janeiro, aponta o documento, foi também o estado com maior registro de chacinas. Dos 57 registros policiais com três vítimas ou mais, em 30 deles todas as vítimas eram negras. Ao todo, foram 155 mortos em chacinas e 138 deles eram pretas ou pardas.