Polícia Civil e PM do RJ vão ter trocas nas chefias no início de 2024
Com a criação da Secretaria de Segurança Pública no Rio de Janeiro, as pastas da Polícia Civil e da Polícia Militar terão mudança de comando
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Polícia Civil e Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro devem ter trocas em suas chefias no início de 2024. As pastas continuarão existindo, como informou a coluna, mas passarão a ser comandadas por pessoas da confiança do novo secretário de Segurança Pública, Vitor dos Santos.
A troca só deve acontecer em 2024 para não atrapalhar o planejamento e operação das Polícias na segurança das festas de final de ano no estado.
Até então, a Secretaria de Segurança Pública irá trabalhar na estruturação da pasta, que está extinta desde 2020.
Os rumores de exoneração do comandante-geral da PM, o coronel Luiz Henrique Marinho, e do chefe da Civil, o delegado Marcus Amin, geraram reações na classe política.
Deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro não querem a troca do delegado Marcus Amin, que está há menos de dois meses no cargo. O secretário chegou ao posto após um grupo de deputados pressionar o governador Cláudio Castro pelo cargo. O governador chegou até a mudar a Lei Orgânica da Polícia Civil para alocá-lo.
O secretário de Segurança, contudo, já mandou recado. Em um evento sobre a segurança do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (5/12), Vitor dos Santos disse:
“Eu estou secretário. Eu sou policial federal, não sou político. A Segurança Pública é minha responsabilidade, é meu CPF”.